Apresentação da Rede

 

rede_logotipo_normal_189x140.png

A Rede de Bibliotecas de Murtosa (RBM) é uma estrutura protocolada de articulação entre unidades de informação, comprometida quanto à participação dos parceiros que são as bibliotecas do município da Murtosa.

 

A criação da RBM privilegia a ligação entre as diferentes unidades informacionais concretizando uma partilha de recursos e experiências no âmbito da gestão e dinamização de bons serviços de biblioteca, no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos) tendencialmente uniformizados. A concretização desta filosofia de atuação passa pela disponibilidade para elaborar conjuntamente documentos que, sem esquecer a especificidade de cada uma das unidades informacionais, priorize os aspetos comuns que já têm a sua representação no Manual de Procedimentos e agora na estrutura que recebe o catálogo coletivo em construção. Posteriormente, procederá à criação de mecanismos que facilitem o empréstimo interbibliotecário, a elaboração de planos de ação articulados e, neste momento, a divulgação conjunta através do Portal RBM.

 

A Murtosa, através da sua Rede de Bibliotecas, potencia um meio de divulgação e formação, revela estar consciente que o conceito de biblioteca se enquadra no que podemos designar um bom serviço público quanto às redes de conhecimento; à aquisição de competências ao nível da leitura e das literacias; à promoção de valores e práticas formativas rumo à criação de cidadãos críticos e autónomos.