Encontro com Escritores

O mês de maio trouxe os escritores às Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Murtosa. José Fanha e Liliana Lavado foram os escritores que tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente.

José Fanha dirigiu-se aos mais novos, alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, explicando-lhes a sua paixão pela escrita e pela leitura, alicerçada nos laços familiares da sua infância e na sua experiência de paternidade e na forma como as histórias o ajudaram a resolver questões comportamentais e pessoais das suas filhas. Declamou-lhes poemas da sua autoria, ouviu leituras apresentadas por alguns alunos do terceiro ano. Recebeu ofertas elaboradas também pelos alunos e respectivos docentes titulares de turma, em sinal de carinho e reconhecimento pela extensa obra já publicada. Respondeu às questões que os pequenos foram fazendo, sempre de um modo simpático e afável, e ainda distribuiu autógrafos.

A escritora Liliana Lavado primou pela simplicidade do discurso muito adequado à faixa etária presente no encontro – alunos de 7.º e 8.º  anos de escolaridade.

De uma forma clara e direta, falou da sua experiência pessoal como leitora e escritora, que, segundo a própria, surgiu já tarde na adolescência. O seu interesse por livros e pela leitura não foi precoce, foi resultante da descoberta de um livro que a cativou, com o qual se identificou em determinada altura da sua vida, num período de férias que se adivinhava longo e entediante. Mais tarde, surge a escrita como resposta à busca incessante de um livro com interesse que não conseguia encontrar. Então, decidiu escrever um que pudesse ler e assim nasceu o seu primeiro romance. Atualmente, tem dois romances publicados e está a trabalhar noutra obra.

Deixou uma lista de leitura que elaborou e partilhou com todos os alunos e professores presentes neste encontro e apelou aos alunos para que procurassem um livro com o qual se identificassem e começassem a lê-lo nestas férias.

Quando se encontra o livro, o tal livro, aquele livro que se lê sofregamente da primeira à última página, nasce um leitor. A presença de escritores nas Bibliotecas Escolares pretende ser uma ferramenta de busca desse tal livro e tem sido realizada numa parceria entre as Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas da Murtosa e a Câmara Municipal da Murtosa. Com esta iniciativa, pretende-se reforçar o laço afectivo dos alunos deste concelho, desde os mais pequeninos até aos mais jovens, com os livros e com a leitura, através do contacto com a experiência de quem lê e escreve muitas das histórias, dos poemas ou das narrativas, que muitos deles já leram e que outros poderão vir a descobrir. Em suma, estes encontros são sementes de leitura que vão sendo lançadas, para que nasçam bons leitores, conhecedores e informados acerca do mundo que os rodeia.

b_250_0_16777215_00___images_escritores_1.jpgb_250_0_16777215_00___images_escritores_2.jpg

b_250_0_16777215_00___images_escritores_3.jpgb_250_0_16777215_00___images_escritores.jpg